Portal Icó News - Credibilidade é Tudo!

Sábado, 23 de outubro de 2021
MENU

Coluna

FORRÓ + ICÓ = FORRICÓ

28 ANOS DE TRADIÇÃO

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

FORRICÓ

Antes de se chamar Forricó, chamava-se Feirinha Cultural e era realizada no balão da rodoviária, quando da gestão do Prefeito Oriel Guimarães Nunes.

No ano de 1993, na segunda gestão do então Prefeito Quilon Peixoto Farias, um promotor de eventos por nome Rui Ricardo, apresenta um projeto festivo de Rock, mas, a ideia não condizia com a realidade local.  Desta feita, o radialista Marcondes Reis apresenta ao então chefe de gabinete naquele período, Fernando da Escócia, uma versão do Projeto direcionado para o Forró. Daí em diante, a ideia foi sendo alimentada, inclusive com sugestão de vários nomes: Festival de Forró, Forró Icó e até os dias atuais, Forricó.  Vale salientar, que desde então, o evento cultural é realizado no Largo do Théberge, também conhecida como Praça do Forricó, na Rua Dr. Inácio Dias, centro histórico de Icó.

Forrico completaria 28 anos de realização, mas infelizmente, em decorrência da pandemia de Covid-19, o ano 2020 não foi possível a realização e, 2021 também não  será possível mais uma vez.  O mesmo, acontece sempre na segunda semana do mês de julho, sendo realizado durante 4 noites (quinta a domingo).

Durante algumas edições, foram realizadas micaretas, com trio elétrico e desfile de blocos, como: Louro Pirata, Puteiros e Ponteiras, ACI, outros.

Ao domingos, realizava-se o desfile e escolha da garota molhada, na prainha do louro, em Lima Campos, onde milhares de pessoas participavam ao som do trio elétrico e bandas de Axé.  A noite, o Forricó tinha sequência, com a última noite. Após vária edições do evento, além de bandas de forró, foram incrementadas outras atrações nacionais de ritmo sertanejo, MPB, pop, samba, entre outros, dando assim um ar eclético, agradando todos gostos musicais.

Ao longo dos 28 anos, com uma mega estrutura montada, o Forricó se tornou um dos maiores eventos em praça pública do Brasil e, apesar de ser gratuito, a segurança, acessibilidade e uma imensa variedade de opções gastronômicas e bebidas, fazem do Forricó um verdadeiro ponto de encontro anual da diversidade cultural, étnico e social brasileira.

Cerca de 130 mil pessoas participam do Forricó, durante as 4 noites de sua realização. Em 2022, sob as bênçãos do Nosso Senhor do Bonfim, nos encontraremos em praça pública para festejarmos a vida, o amor e a paz.

Fonte/Créditos: Professor e Memorialista, Cláudio Pereira

Créditos (Imagem de capa): Imagens da Internet

Comentários:

Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )