Portal Icó News - Credibilidade é Tudo!

Sábado, 04 de dezembro de 2021
MENU

Coluna

SANTUÁRIO DO SENHOR DO BONFIM

EXPRESSÃO DE FÉ E DEVOÇÃO

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Igreja do Senhor do Bonfim, desde 2011 Santuário, foi construída em 1749, pelo então Capitão-Mor de Ordenança Bento da Silva Oliveira, a pedido da sua esposa, Dona Bernadina. 

Sua imagem talhada em madeira nobre, foi encomendada em Portugal, trazida à Salvador e de lá veio pra ICÓ em procissão. 

As Festividades alusivas ao Senhor do Bonfim, Cristo Crucificado, acontecem de 22 de dezembro a 06 de janeiro de cada ano. Dia 22 acontece o hasteamento da bandeira e bênção dos veículos. De 23 a 31, se dá o seu novenário.  1' de janeiro é o dia mais esperado, ponto alto da festa, pois é realizada a Procissão. Cerca de 40 mil pessoas acompanham participam da mesma, louvando, rezando, pagando suas promessas e renovando sua devoção ao Senhor do Bonfim. Tijolos e telhas nas cabeças, pés descalços, partes de corpos talhados em madeira, vestes brancas e rosários nas mãos, ditam quão significativa é a fé de um povo. 

Durante o percurso, a procissão passa sobre o tapete produzido todos os anos com raspas de madeira tinturada, sal grosso, pó de café, outros. Um pouco mais adiante,  passa por baixo do arco luminoso. Símbolos esses que representam a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Ao retornar ao Santuário e o andor sobe o patamar, inicia-se a queima do fogos do Senhor do Bonfim, conhecido também como fogo sagrado. Nesse momento, a emoção toma conta de todos, joelhos no chão, mãos posturas e olhos direcionados ao Cristo Crucificado, agradecendo, suplicando misericórdia, saúde, paz e bençãos a si e aos seus. 

Durante a queima dos fogos, os presente acompanham também a trajetória da fumaça, pois o sertanejo crer que se a mesma seguir em direção ao Rio Salgado, é sinal de bom e farto inverno. 

Do dia 01a 06 de janeiro, a imagem fica exposta a visitação, sendo que no dia 06, as 18h, acontece a ascensão do Senhor do Bonfim, a qual chamamos de a Subida do Senhor do Bonfim. 

Terceira maior festa religiosa do Estado do Ceará e uma das mais importantes do Nordeste, a mesma é conduzida pelos Freis Carmelitas, tendo como Pároco o Frei Cassiano Barbosa.

Festividades do Senhor do Bonfim, 272 anos de fé e devoção. 

 

Créditos (Imagem de capa): Foto: Cláudio Pereira

Comentários:

Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )