Portal Icó News - Credibilidade é Tudo!

Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024

Ceará

Níveis de água nos reservatórios do Ceará estão estáveis, porém, preocupantes

Irregularidade climática destaca desafios na gestão hídrica do estado

Redação Icó News
Por Redação Icó News
/ 83 acessos
Níveis de água nos reservatórios do Ceará estão estáveis, porém, preocupantes
Imagem: Portal Icó News - Açude Lima Campos/ Icó
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Os 157 reservatórios de água do estado do Ceará apresentam um cenário estável, mas ainda preocupante, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Atualmente, esses reservatórios atingem 36,9% de sua capacidade total, somando aproximadamente 6,86 bilhões de metros cúbicos. Comparado ao mesmo período do ano anterior, quando o acumulado era de 30%, há uma melhoria significativa.

Apesar do aumento, o diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares, alerta para a necessidade de cautela, principalmente nas regiões do Médio Jaguaribe e Sertão dos Inhamuns, onde os acumulados alcançam cerca de 20% da capacidade hídrica. Essa disparidade é evidenciada pelas regiões do Litoral, Acaraú, Coreaú e Serra da Ibiapaba, que mantêm reservatórios com níveis superiores a 60% da capacidade total.

Tavares destaca que essa diferença entre as regiões reflete a irregularidade do regime chuvoso no estado, uma característica marcante do clima semiárido. Importantes açudes como Pacoti, Pacajus, Riachão, Gavião e Aracoiaba, responsáveis por abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza, mantêm-se com 52% da capacidade total de armazenamento.

Leia Também:

Diante desse panorama, a Cogerh iniciou o processo de planejamento e operação dos reservatórios em conjunto com todos os atores envolvidos na gestão dos Recursos Hídricos do Ceará. Reuniões estão sendo realizadas para avaliar a alocação de água do ano anterior e definir as vazões de liberação dos sistemas integrados e açudes isolados para o primeiro semestre.

Após o término da quadra chuvosa, está prevista a Reunião de Alocação Negociada, na qual serão estabelecidos os parâmetros de operação para o segundo semestre, com a participação dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará. A gestão cuidadosa dos recursos hídricos se mostra essencial diante das complexidades do clima na região semiárida do estado.

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )