O município de Jardim, localizado na região do Cariri cearense, registrou o maior volume de chuvas do ano no Ceará entre a segunda-feira (20) e a terça-feira (21). De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o posto do Sítio Bonsucesso acumulou impressionantes 220 milímetros no período.
Outros pontos do município também apresentaram altos índices pluviométricos, como o Sítio Serra Brejinho, com 150 milímetros, e a Serra Boca da Mata, com 60 milímetros. As fortes precipitações confirmam a previsão de condições meteorológicas mais favoráveis para o sul do Estado, conforme já havia sido apontado pela Funceme.
Além de Jardim, o município de Potengi registrou chuvas expressivas, com 128 mm na Vila Alecrim e 115 mm na sede. Já em Cariús, a chuva atingiu 89 mm na Vila Feitosa. Araripe (Brejinho) acumulou 76 mm, enquanto Jati (Sítio Macapá) registrou 72 mm e Altaneira (sede), 65 mm.
Ao todo, 40 municípios cearenses tiveram registro de chuva nesse intervalo de 24 horas. O mapa da Funceme indica que as maiores concentrações ocorreram na região sul, especialmente no Cariri, onde uma frente fria intensificou as condições de instabilidade.
FONTE/CRÉDITOS: FUNCEME