Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 12 de Agosto 2026
Ceará

Operação "Omertá": MPCE e órgãos de segurança miram atuação de facção criminosa nas eleições em Sobral

Ação conjunta cumpriu 14 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão. Entre os alvos estão vereadores, assessor jurídico da Câmara e agentes públicos.

Redação Icó News
Por Redação Icó News
Operação
MPCE
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério Público do Ceará (MPCE), em ação conjunta com as instituições que integram a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), deflagrou nesta terça-feira (11/08) a Operação “Omertá”. A ofensiva investiga a suposta interferência e cooptação política por parte de uma organização criminosa nos pleitos eleitorais de 2024 e 2026 no município de Sobral, no Norte do Estado.

Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão, resultando no recolhimento de aparelhos celulares, documentos e quantias em dinheiro em espécie. Entre os investigados e alvos da operação estão vereadores da cidade, um assessor jurídico da Câmara Municipal e integrantes do grupo criminoso.

Por determinação judicial, uma policial militar e outros agentes públicos investigados foram afastados de suas funções públicas por um período inicial de 180 dias.

Publicidade

Leia Também:

Extorsão e coação a eleitores

Segundo o apurado pelas investigações, a facção cobrava uma espécie de "pedágio" — valor estipulado em cerca de R$ 60 mil — para permitir que candidatos realizassem campanhas e tivessem acesso a determinados bairros de Sobral. Paralelamente ao esquema financeiro, o grupo recorria a ameaças e coação contra moradores para manipular o voto da população local.

A pedido do Ministério Público Eleitoral, a Câmara Municipal de Sobral foi notificada a entregar uma relação completa de todos os ocupantes de cargos comissionados, de confiança e temporários do Poder Legislativo. O relatório deve detalhar funções, carga horária e informar se houve checagem de antecedentes criminais antes ou após as nomeações.

Força-tarefa e crimes investigados

Os mandados foram expedidos pela Justiça Eleitoral a partir de solicitação conjunta do MPCE — por meio do Grupo Auxiliar Eleitoral (Gael) e da 3ª Promotoria Eleitoral de Fortaleza — e da FICCO. A operação contou ainda com o apoio operacional do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco Norte) e da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco Norte) da Polícia Civil.

Se condenados, os suspeitos poderão responder por diversos crimes, incluindo:

  • Integrar organização criminosa;

  • Exercício de domínio social estruturado;

  • Extorsão e corrupção;

  • Lavagem de dinheiro;

  • Impedimento do exercício de propaganda eleitoral.

O significado de "Omertá"

O nome batizado para a operação faz referência ao termo Omertá, um rigoroso código de silêncio e honra associado historicamente à máfia italiana. O princípio proíbe qualquer tipo de cooperação com autoridades policiais ou judiciais, prevendo a morte como punição para aqueles que quebrarem o juramento dentro do crime organizado.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações do MPCE

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR