Policiais civis da Delegacia Regional de Icó, coordenados pelo delegado Glauber Ferreira, prenderam por volta das 2h desta sexta-feira (15), um jovem de 19 anos principal suspeito de da morte do motorista de caminhão-pipa Cosme Duarte de Oliveira, de 53 anos, alvejado a tiros na porta de casa, na manhã do último dia 19 de agosto. Para o criminos havia um mandado de prisão temporária.
Na data do crime, a vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Regional de Icó. Ainda com vida, Cosme revelou aos policiais o nome do suspeito, vindo a óbito em seguida. A partir daí, a Polícia Civil iniciou investigações, chegando ao jovem, que, após o crime, fugiu para o município de Camaçari, na Bahia. Recentemente, regressou a Icó, onde começou a ser monitorado.
O delegado Glauber Ferreira afirmou que ele e sua equipe iniciaram uma campanha na tarde desta quinta-feira (14), culminando na prisão do homicida na madrugada desta sexta-feira (15). Ele se preparava para fugir de Icó para casa de uma namorada, na cidade de Pacajus. Ao ser ouvido pelo delegado, ele afirmou que Cosme estaria lhe ameaçando e repassando informações para a polícia de que ele estaria praticando crimes na cidade. Esta seria a motivação do crime.
A Polícia Civil descobriu que, após matar Cosme Duarte, o suspeito do crime postou nas redes sociais a imagem de um vaqueiro derrubando um gado e a foto da arma usada na empreitada criminosa, comemorando o delito. O delegado Glauber Ferreira afirmou que pedirá a conversão de prisão temporária de 30 dias do acusado em preventiva. Agora, capturado, ele se encontra na cadeia de Icó à disposição da justiça.
De janeiro até setembro deste ano, 13 homicídios foram registrados em Icó, sendo que 9 deles já foram elucidados, enquanto os demais estão prestes a elucidação. A média é de 70% de elucidação, enquanto a nacional é de 8%. Com a chegada de um delegado municipal no próximo mês, o delegado regional de Icó Glauber Ferreira acredita que a meta da elucidação dos crimes atinja os 90%.
FONTE/CRÉDITOS: Com informações de Richar Lopes
Comentários: