O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará determinou a retotalização de todos os votos obtidos pelos vereadores icoenses nas últimas eleições municipais de 2020, tendo em vista a cassação do vereador Francisco Evandro de Araújo Filho (PDT), por abuso de poder econômico. Na decisão, o TRE também anulou todos os votos dados a Francisco Evandro e declarou juntamente com o seu pai, Francisco Evandro de Araújo, suas inelegibilidades por 8(oito) anos.
Na última segunda-feira (13), a juíza Karla Aranha cumpriu a decisão do TRE. Na retotalização, não ocorreram perdas para os partidos políticos, permanecendo a mesma composição.
Com a cassação do mandato do vereador Francisco Evandro de Araújo Filho, assumirá o mandato o primeiro suplente do PDT, Galeguinho do DNER. Galeguinho do DNER já tinha sido vereador de Icó na legislatura 2017-2020.
Por ordem do Tribunal Regional Eleitoral/TRE do Estado do Ceará, a Câmara Municipal de Icó deu posse a Galeguinho do DNER, como vereador, nesta segunda-feira (13).