A edição do Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta terça-feira (13) trouxe a publicação da Portaria nº 657/2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que apresenta a tabela de representatividade dos partidos políticos e das federações partidárias na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional. Esse documento é essencial para o cálculo da distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, além de definir as regras de participação em debates para as Eleições Municipais de 2024.
Propaganda Eleitoral e Debates
A tabela, conforme especificado na portaria, utiliza os dados de representatividade na Câmara dos Deputados para a distribuição do tempo de propaganda gratuita no rádio e na TV. Já os dados referentes ao Congresso Nacional serão fundamentais para definir a participação das candidatas e dos candidatos nos debates eleitorais.
Essas diretrizes seguem os critérios estabelecidos nos artigos 44 e 55 da Resolução nº 23.610/2019 do TSE, com os ajustes introduzidos pela Resolução nº 23.671/2021. Isso garante que o processo eleitoral de 2024 se mantenha organizado e equitativo, respeitando a representatividade política atual.
Critérios para Participação nos Debates
Segundo a Lei das Eleições (artigo 46 da Lei nº 9.504/1997), a participação nos debates organizados pelas emissoras de rádio e TV é garantida para candidatas e candidatos de partidos com, no mínimo, cinco parlamentares no Congresso Nacional. A participação de representantes de partidos com menos de cinco parlamentares é facultativa.
Nas eleições majoritárias de 2024, que envolvem a escolha de prefeitos, os debates podem ser realizados com todos os candidatos de um mesmo cargo ou em grupos, respeitando a presença de no mínimo três participantes por grupo. Já nas eleições proporcionais, como as de vereador, os debates devem assegurar a participação de um número equivalente de candidatos de todos os partidos envolvidos, respeitando a paridade de gênero.
Regras e Organização dos Debates
Os debates eleitorais deverão ser parte da programação previamente estabelecida pelas emissoras de rádio e TV. A ordem de participação será definida por sorteio, salvo se houver acordo entre os partidos e coligações envolvidos.
Esses eventos serão organizados de acordo com regras aprovadas por pelo menos dois terços dos partidos ou coligações participantes, tanto nas eleições majoritárias quanto nas proporcionais.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se