Portal Icó News - Credibilidade é Tudo!

Sabado, 13 de Julho de 2024

Geral

Eleições 2022: enquetes e sondagens estão proibidas

A partir desta segunda-feira (15) estão proibidas, segundo o TSE

Gustavo Veras
Por Gustavo Veras
/ 369 acessos
Eleições 2022: enquetes e sondagens estão proibidas
Google
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A partir desta segunda-feira (15) está proibida a realização de enquetes ou sondagens sobre as eleições deste ano que acontecem em outubro. A proibição é uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevista no calendário eleitoral.

O tribunal define enquete ou sondagem como levantamento de opiniões sem a utilização de um método científico. Ou seja, enquanto a pesquisa segue uma metodologia própria da ciência, a enquete apenas faz a sondagem da opinião dos eleitores.

Ainda, de acordo com a norma, a pesquisa deve ser registrada na Justiça Eleitoral e conter algumas informações obrigatórias tais como quem contratou a pesquisa e quem pagou com os respectivos números do CPF ou do CNPJ o valor e a origem dos recursos, a metodologia usada e o período de realização do levantamento.

Leia Também:

Também a dessa segunda fica a cargo do poder de polícia o monitoramento contra a divulgação de enquetes por meio da expedição de ordem para que sejam removidas sob pena de crime de desobediência. Antes a nova norma esse tipo de levantamento era punido com o pagamento de multa.

Edição: Líria Jade

FONTE/CRÉDITOS: Agência Brasil
Comentários:
Gustavo Veras

Publicado por:

Gustavo Veras

Gustavo Veras é um repórter e radialista desde 1996, com passagens por diversas rádios no Piauí e Ceará. Sua experiência abrange cobertura de política, economia, cultura e esportes, destacando-se por sua imparcialidade e dedicação à...

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )