Portal Icó News - Credibilidade é Tudo!

Sábado, 04 de dezembro de 2021
MENU

Icó

Blitz educativa nas principais vias de Icó alerta condutores sobre importância do uso do capacete

O intuito é de alertar aos condutores sobre a importância do uso do capacete

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Nos últimos dias 16 e 17, a Prefeitura de Icó, através do Centro de Operações de Trânsito (COTRAN), realizou mais uma edição da Ação Educativa Icó nas principais vias do município com o intuito de alertar aos condutores sobre a importância do uso do capacete para evitar acidentes fatais.
 
Seguindo a mesma linha das edições anteriores, a ação de caráter totalmente educativa, orientou os motociclistas icoenses quanto à importância do uso do capacete para proteger a vida e evitar acidentes fatais, de acordo com informações diretor municipal do COTRAN, tenente Matias Silva.
 
Participaram também da blitz educativa agentes do DETRAN, Guarda Municipal e Policiais Militar, Civil e Rodoviária Federal.
 
OBRIGATÓRIEDADE
 
Os artigos 54 e 55 do Código de Trânsito Brasileiro exigem a utilização do capacete de segurança para condutores e passageiros de três tipos de veículos: motocicleta (veículo automotor de duas rodas, com ou sem side-car, dirigido por condutor em posição montada), motoneta (veículo automotor de duas rodas, dirigido por condutor em posição sentada) e ciclomotor [veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinqüenta quilômetros por hora], sendo previstas, nos incisos I e II do artigo 244, as infrações de trânsito cometidas pelo descumprimento a esta obrigatoriedade.

CAPACETE

Trata-se de um item fundamental para a segurança do motociclista, sendo o único acessório exigido por lei. Por isso, escolher o modelo mais adequado é importante. Um fato que muitos motociclistas ignoram é o de que mesmo que o capacete tenha qualidade, se ele for utilizado de forma incorreta – como por exemplo, circular com a viseira levantada – ele pode provocar danos.

Lesões na cabeça são a maior causa de mortes em acidente de trânsito envolvendo motocicletas, por isso usar o capacete de maneira correta é imprescindível. O Inmetro exige que seja colocado na etiqueta interna do capacete, onde aparece data do lote de fabricação e tamanho, os dizeres: Este capacete foi fabricado para absorver parte da energia de um impacto pela destruição parcial ou total de seus componentes. Este capacete deve ser substituído após qualquer choque grave, mesmo que não haja danos visíveis. Este produto é um bem durável. Por isso, fique atento!

Fonte/Créditos: Com informações da PMI

Créditos (Imagem de capa): Foto: Perpétua Sousa.

Comentários:

Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )