Portal Icó News - Credibilidade é Tudo!

Segunda-feira, 20 de Abril de 2026

Política

Brasileiros precisam ficar atentos a prazos eleitorais

Eleitores têm até 4 de maio para regularizar título

Redação Icó News
Por Redação Icó News
/ 316 acessos
Brasileiros precisam ficar atentos a prazos eleitorais
Antonio Augusto/Ascom/TSE
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com a proximidade das eleições, os brasileiros precisam ficar atentos aos prazos do calendário eleitoral para garantir a ida às urnas no dia 2 de outubro e escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. 

Quatro de maio é o último dia para regularizar o título de eleitor, transferir local de votação ou mesmo solicitar a primeira via do documento.

O alistamento eleitoral é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, e passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos, inclusive para pessoas com deficiência.

Leia Também:

O adestrador de animais Arthur França, de 22 anos, vai votar pela segunda vez. Com diagnóstico de transtorno do espectro autista, o jovem destaca a importância de exercer o direito ao voto para lutar por garantias fundamentais. 

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou mudar o local de votação têm entre 18 de julho e 18 de agosto para informar a Justiça Eleitoral. 

Pelo site tse.jus.br, é possível acessar serviços de autoatendimento e resolver tudo com alguns cliques: tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor; consultar local de votação; inserir nome social; conferir a situação eleitoral e emitir certidão de quitação eleitoral. 

FONTE/CRÉDITOS: Agência Brasil
Comentários: