Portal Icó News - Credibilidade é Tudo!

Domingo, 16 de Marco de 2025

Eleições 2024

ELEIÇÕES 2024: TRE-CE realizou eventos em Icó e Iguatu discutindo novas tecnologias e violência política de gênero

Em programação voltada para as eleições de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará promoveu debates sobre democracia digital e combate à violência contra mulheres no ambiente político, destacando a importância da conscientização no interior do Estado.

Redação Icó News
Por Redação Icó News
/ 115 acessos
ELEIÇÕES 2024: TRE-CE realizou eventos em Icó e Iguatu discutindo novas tecnologias e violência política de gênero
TRE-CE
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nos dias 4 e 6 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou uma série de eventos públicos na cidade de Icó e em Iguatu, fortalecendo a presença da Justiça Eleitoral no interior do Estado. As programações fizeram parte do XII Ciclo de Debates e dos encontros sobre violência política de gênero, promovendo discussões cruciais para o cenário eleitoral de 2024.

Em 4 de setembro, o Teatro Municipal de Icó foi o palco de uma edição do XII Ciclo de Debates. O evento teve como tema principal "O impacto das novas tecnologias nas eleições", abordando questões como democracia digital, inteligência artificial generativa e liberdade de expressão. Yanne Alencar, diretora da Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC) no interior, sublinhou a relevância de "analisar com a sociedade os desafios e oportunidades para as eleições municipais deste ano."

Na parte da tarde, também em Icó, ocorreu o 5º Encontro sobre Violência Política de Gênero. Esse evento visou aumentar a conscientização sobre a violência política contra mulheres no ambiente eleitoral. Samara Almeida, ouvidora da Mulher na região do Cariri, coordenou o encontro e ressaltou a importância de trazer essa discussão para o interior do Estado, visando o empoderamento feminino e a participação ativa na política.

Leia Também:

Dois painéis foram realizados nesse encontro, destacando fraudes à cota de gênero e a interseccionalidade. Entre os expositores estiveram Raimundo Bezerra, juiz eleitoral de Iguatu, e Karla Aranha, juíza eleitoral de Icó, ambos reforçando a necessidade de um debate contínuo sobre o enfrentamento à violência de gênero nas eleições.

Em 6 de setembro, a Faculdade UNIFIC, em Iguatu, sediou outra edição do Ciclo de Debates, onde a influência da inteligência artificial nas eleições e o combate à violência política de gênero foram os principais focos de discussão. O evento contou com a presença de diversos especialistas e encerrou-se com o 6º Encontro sobre Violência Política de Gênero, reafirmando o compromisso da Justiça Eleitoral em enfrentar essas questões no cenário político atual.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações do TRE-CE