Portal Icó News - Credibilidade é Tudo!

Domingo, 22 de maio de 2022
MENU

Icó

Icoenses deixam para os últimos dias a regularização do Título de Eleitor

Em todos os anos eleitorais, na última semana antes do fechamento do cadastro eleitoral, centenas de pessoas buscam os serviços da Justiça Eleitoral

344
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Eleitores icoenses e de outras cidades que compreendem a 15º Zona Eleitoral sediada em Icó, formam filas e se protegem do calor escaldante nas sombras das árvores em frete a sede do Cartório Eleitoral nos últimos dias do prazo para a regularização do título de eleitor para votar nas Eleições 2022.

A 15º Zona Eleitoral, atende eleitores das cidades de Umari, Orós e Icó, e está sediada na rua Francisco Maciel, 2198 - Centro de Icó. Telefones e Email para contatos são: 

Telefone: 8534533515

Fax: 8534533515

Email: ze015@tre-ce.jus.br


Em todos os anos eleitorais, na última semana antes do fechamento do cadastro eleitoral, centenas de pessoas buscam os serviços da Justiça Eleitoral, provocando filas e, não raro, reclamações por conta da demora no atendimento. Contudo, é importante ressaltar que a estrutura da Justiça Eleitoral estava disponível para atender aos eleitores desde a reabertura do cadastro eleitoral, há cerca de 5 meses atrás.

O cenário demonstra, mais uma vez, que os eleitores deixaram para comparecer nos últimos dias antes do fechamento do cadastro eleitoral, dificultando os trabalhos da Justiça Eleitoral que, apesar dos esforços, tem capacidade limitada de mão-de-obra e kits biométricos disponíveis para absorver tamanha demanda em um curto espaço de tempo.

O prazo para o alistamento de eleitores e a realização de alterações no cadastro eleitoral – como atualização de endereço, inclusão de nome social e mudança de zona ou seção eleitoral, entre outros – está se encerrando. Esta quarta-feira (4) é a data-limite para solicitar essas operações a tempo de votar nas Eleições Gerais de 2022, previstas para o dia 2 de outubro.

Nesta quinta (5), o cadastro eleitoral será fechado para estabilização, bem como para iniciar os procedimentos de auditoria, de confecção dos cadernos de votação e de geração de arquivos de eleitores para as urnas. A suspensão dos alistamentos e transferências nos 150 dias que antecedem o pleito está prevista na Lei nº 9.504/1997, artigo 91.

Por isso, se você precisa fazer alguma dessas operações, é importante não deixar para a última hora. Já nesta segunda-feira (2) o alto fluxo de demandas sobrecarregou os sistemas da Justiça Eleitoral, como o Título Net, tendo sido registradas algumas instabilidades momentâneas.

Você já regularizou o título?

Tanto alterações cadastrais como novos alistamentos podem ser feitos sem sair de casa, por meio da internet, num computador ou até mesmo num smartphone, acessando o Autoatendimento do Eleitor no Portal do TSE.

Antes de fazer a solicitação, é preciso que você fotografe a frente e o verso de um documento oficial com foto (pode ser o RG ou a CNH, por exemplo) e também um comprovante de residência recente, como uma conta de água ou luz, ou a fatura do celular ou do cartão de crédito. Tire ainda uma selfie segurando um documento que você apresentou próximo do rosto.

Principais Links de Acessos TER/CE

Reunimos aqui os principais serviços prestados pela Justiça Eleitoral no Ceará. O atendimento presencial é realizado mediante agendamento, que pode ser feito no site do TRE ou por meio do Disque Eleitor 148. No entanto, destaca-se que o atendimento on-line dispõe de todos os serviços que são prestados de forma presencial. 

Escolha uma das opções abaixo:

Para dúvidas, o TRE-CE dispõe de atendimento telefônico pelo Disque Eleitor 148 (dias úteis, das 7h às 14h).

ATENÇÃO: A coleta biométrica está suspensa. Caso o seu título esteja cancelado por ausência à biometria, você deve fazer uma revisão pelo Sistema Título Net para poder votar nas Eleições 2022. A biometria ficará para depois, quando o TSE restabelecer a coleta.

Consulte informações sobre Cancelamento de título.

Assista ao tutorial sobre o Título Net.

Confira os aplicativos (App) e serviços online da Justiça Eleitoral: 

  •  e-Título (via digital do título de eleitor, válida em todo o território nacional)
  •  Sistema Justifica (encaminhamento de justificativa eleitoral, após as eleições)
  •  

Ainda com dúvidas? O TRE-CE dispõe de atendimento telefônico pelo Disque Eleitor 148 (dias úteis, das 7h às 14h). Se precisar, entre contato com sua Zona Eleitoral:

- Para mandar e-mail para as zonas eleitorais (clique aqui) e localize o  município e a zona;

WhatsApp das Zonas Eleitorais do estado do Ceará.

Fonte/Créditos: Com informações do TSE

Créditos (Imagem de capa): Imagens: Portal Icó News

Comentários:

Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )