A cidade de Acopiara, no Ceará, teve sua situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional nesta segunda-feira (3), devido à estiagem prolongada que afeta a região. Com essa medida, o município está habilitado a solicitar recursos do Governo Federal para ações emergenciais e de recuperação.
De acordo com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, os repasses poderão ser utilizados para assistência humanitária, como distribuição de kits de higiene e alimentos para as famílias atingidas, além do restabelecimento de serviços essenciais, incluindo abastecimento de água e desobstrução de vias públicas.
"Os recursos da Defesa Civil podem ser aplicados no primeiro momento do desastre para atender a população afetada, além de serem utilizados na reconstrução de infraestruturas públicas e habitações danificadas", explicou o ministro.
Atualmente, o Ceará possui 29 municípios com reconhecimento federal de situação de emergência, sendo 21 devido à estiagem e oito em decorrência da seca. O reconhecimento permite que as cidades afetadas tenham acesso a medidas emergenciais para minimizar os impactos da falta de chuvas e garantir suporte às comunidades atingidas.