Uma chuva de granizo acompanhada de uma forte ventania causou prejuízos em Solonópole, no interior do Ceará, no último sábado (8). A tempestade se concentrou em localidades na zona rural do município.
Na fazenda Angico, três galpões ficaram bastante danificados e uma casa, totalmente destelhada. A proprietária disse que, no momento da chuva, só havia dois vaqueiros no local, mas ninguém se feriu.
Nos sítios vizinhos, Itaúna, Independência, Silêncio e Santa Fé, os moradores relataram que também tiveram casas destelhadas e portas arrancadas. Um poste também foi danificado, deixando os moradores sem energia elétrica até a tarde desta segunda (10). O prejuízo total na região ainda vai ser calculado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/4/s/tro2T9TvyjZmi8diYOtw/whatsapp-image-2022-10-10-at-18.37.51.jpeg)
Chuva de granizo e ventania causa prejuízo em fazendas de Solonópole, no Ceará. — Foto: Reprodução
O granizo se forma através de uma nuvem chamada "Cumulonimbus", que alcança áreas muito frias, congelando as gotículas de água, que se transformam nos granizos. De acordo com o professor de meteorologia Danúsio Souza, a alta umidade e o calor fazem com que ocorra a formação dessas nuvens, causando chuvas pontuais no interior do estado.
Granizo em Iguatu
Uma chuva de granizo, registrada no último sábado (10), surpreendeu moradores de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. Uma mulher filmou as pequenas pedras de gelo que caíram em uma cama da casa dela. O fenômeno meteorológico aconteceu por volta de 16h e durou cerca de 15 minutos.
O município tem características geográficas que podem contribuir com o fenômeno, como a presença de pequenas e médias montanhas no entorno, e também o acúmulo de fatores como circulação do vento, da umidade do ar e da temperatura.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/5/d/OEI8eSR9qjznta4dCbBQ/03d3f176-f5ab-4677-a720-112713550d81.jpg)
Chuva de granizo em Iguatu, no interior do Ceará. — Foto: Reprodução
Apesar disso, o fenômeno surpreende por conta do mês em que ele ocorre, já que o período é normalmente de altas temperaturas no Ceará. A chuva, contudo, não deixou registro de prejuízos materiais.
Até a publicação desta reportagem, a chuva não constava no Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Comentários: