Na manhã desta quarta-feira, 16 de outubro, um curto-circuito na fiação dos equipamentos de captação de água do açude Lima Campos causou a redução do sistema de abastecimento de água de Icó. O incidente ocorreu por volta das 9h e resultou na destruição completa da fiação que fornece energia às bombas responsáveis pela captação de água.
As equipes de manutenção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foram rapidamente acionadas e desde o inicio do incidente estão no local realizando os reparos necessários. Segundo o SAAE, a prioridade é restabelecer o abastecimento o mais rápido possível, mas ainda não há previsão exata para a conclusão dos trabalhos.
A orientação da autarquia é que a população use água de forma racional até que o sistema de bombeamento seja completamente restaurando. A interrupção no fornecimento poderá causar transtornos em diversas regiões da cidade, especialmente nas áreas mais afastadas e altas, que podem sofrer com a baixa pressão na distribuição.
No decorrer da tarde de hoje, as equipes iniciaram os serviços de limpeza do local e a retirada do material que foi destruído. O SAAE de Icó já adquiriu toda a fiação que foi comprometida pelo curto-circuito, e, com a chegada deste novo material, os trabalhos de reparo seguirão noite adentro. A expectativa é que as equipes trabalhem sem interrupções para restabelecer o sistema de captação de água o mais rápido possível, minimizando os impactos no abastecimento da cidade.