Portal Icó News - Credibilidade é Tudo!

Quinta-feira, 20 de Junho de 2024

Ceará

Fevereiro Registra Maior Volume de Chuva em 17 Anos no Ceará: 5º Melhor da Série Histórica

O último fevereiro em que foram registradas chuvas tão significativas foi em 2007,

Redação Icó News
Por Redação Icó News
/ 101 acessos
Fevereiro Registra Maior Volume de Chuva em 17 Anos no Ceará: 5º Melhor da Série Histórica
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com registros expressivos de precipitações que garantiram aporte em açudes e provocaram transtornos em áreas urbanas e rurais, o mês de fevereiro terminou com o melhor acumulado de chuvas do Ceará em 17 anos. Além disso, foi o 5º melhor fevereiro da série histórica da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), iniciada em 1973.

Segundo informações preliminares do Calendário de Chuvas, que ainda podem ser atualizadas pela Fundação, o volume de chuvas atingiu 233 milímetros até a última quinta-feira (29), uma quantidade 92.2% superior à média histórica para o mês, que é de 121.3 milímetros. Os dados foram coletados às 8h30 desta sexta-feira (1º).

O último fevereiro em que foram registradas chuvas tão significativas foi em 2007, quando o volume foi pouco mais que o dobro da média, atingindo 243.3 mm. No entanto, os recordes continuam com os anos de 1985, com 312.5 mm (ou 157% acima da média); 1980, com 289.9 mm (139% acima); e 2004, com 245.1 mm (102% maior).

Leia Também:

Durante a divulgação do prognóstico de chuvas para o trimestre fevereiro/março/abril, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, havia adiantado que a tendência para fevereiro era de "desvios positivos, mas ainda em torno da média".

De acordo com a análise da meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Morgana Almeida, a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao norte da região Nordeste e a atuação da tempestade tropical Akará foram fatores que favoreceram as ocorrências chuvosas neste mês.

Apesar do bom resultado, os próximos três meses - março, abril e maio - têm maior probabilidade de chuvas abaixo da faixa normal na maior parte do território cearense, conforme a previsão climática sazonal do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Para os próximos dias, a Funceme já indica redução da atividade convectiva e um afastamento da ZCIT mais para o norte, "fazendo com que as chuvas no centro-norte do Ceará tenham menores acumulados ao serem comparadas com as chuvas do início da semana".

Por outro lado, houve fevereiros bem complicados em termos de precipitações no Estado. O pior ano da série da Funceme foi 2010, quando choveu apenas 24,7 mm o mês inteiro, valor quase 80% abaixo da média. Em seguida, veio 1989, com 68% a menos (38 mm), e 1998, com 62% negativos (46 mm).

Contabilizando todos os 51 meses de fevereiro analisados pela Funceme, 17 ficaram acima, 18 em torno e 16 abaixo da média.

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )