Na última quarta-feira, 21 de fevereiro, até a manhã desta quinta-feira, 22, Novo Oriente, situado a 402,6 km de Fortaleza, foi palco da maior precipitação pluviométrica no Ceará, com 80 milímetros (mm) registrados no posto local. Os dados, divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), revelam que as chuvas também abrangeram outras 65 cidades do Estado.
Logo após Novo Oriente, os municípios de Ibiapina (posto: Ibiapina) apresentaram 79.5 mm, Amontada (posto: Nova Conquista) com 49 mm e Granja (posto: Açude Gangorra) com 63 mm de precipitação.
De acordo com a previsão da Funceme, para esta quinta-feira, 22, espera-se chuvas isoladas em todas as macrorregiões do estado durante a tarde e noite. Já para sexta-feira, 23, também são esperadas chuvas isoladas em todas as macrorregiões, com intensidade variando de fraca a moderada.
O principal fator desencadeador dessas chuvas é a formação de áreas de instabilidade, decorrentes da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuvas durante o período da quadra chuvosa. Além disso, outros elementos como a atuação das brisas, a interação dos ventos com o relevo, o calor e a umidade local contribuem para a ocorrência das precipitações.
Previsão para os próximos dias:
- Quinta-feira - 22/02/2024:
- Céu variando de nublado a parcialmente nublado, com chuvas em todas as macrorregiões.
- Sexta-feira - 23/02/2024:
- Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens, com chuvas isoladas em todas as macrorregiões.
A população deve estar atenta aos alertas e orientações das autoridades, especialmente em regiões propensas a alagamentos e deslizamentos, e seguir as medidas de segurança recomendadas durante períodos de chuvas intensas.