As obras do Ramal do Salgado avançam em ritmo acelerado e já ultrapassaram 20% de execução no Ceará. O empreendimento integra o Novo PAC e o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), considerado a maior iniciativa hídrica da América Latina.
Com 35 km de extensão, o Ramal do Salgado é o Trecho III do PISF e se conecta ao Ramal do Apodi, na divisa entre a Paraíba e o Ceará. Atualmente, mais de 870 trabalhadores e 220 equipamentos estão mobilizados no canteiro de obras, o que garante rapidez nas execuções.
De acordo com o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, o projeto é estratégico para o estado:
“Trata-se de um empreendimento do Novo PAC, que teve a ordem de serviço assinada pelo presidente Lula no ano passado. Hoje essa obra já tem mais de 20% de avanço físico, com 874 funcionários contratados e mais de 220 equipamentos mobilizados, garantindo que ela avance e leve segurança hídrica para o Ceará.”
O sistema será composto por canais, aquedutos, galerias e túnel, possibilitando a integração hídrica regional. A obra tem como objetivo levar as águas do São Francisco, por meio do Ramal do Apodi, até a bacia do Salgado, fortalecendo o abastecimento do açude Castanhão – reservatório estratégico para o Ceará, responsável por atender a Região Metropolitana de Fortaleza.
Com investimento total de R$ 600 milhões, o Ramal do Salgado beneficiará mais de 50 municípios cearenses e cerca de 5 milhões de habitantes.
Além de reforçar a segurança hídrica, o projeto também contempla 24 programas ambientais, sob supervisão do Ibama e acompanhamento do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), para mitigar e compensar impactos socioambientais.
Projeto de Integração do São Francisco (PISF)
O PISF tem cerca de 700 km de extensão, distribuídos entre os Eixos Norte e Leste e seus ramais. O sistema garante segurança hídrica aos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, além de apoiar atividades produtivas e o desenvolvimento regional.